Search
  • Betina Vargas C & T

Como é a vida escolar na Inglaterra

Updated: Jun 5, 2018

Mesmo tendo vivido na Inglaterra antes, por seis anos, meu estilo de vida e preocupações, eram diferentes daqueles que tive ao me mudar para cá pela segunda vez. Minha nova, maior, preocupação, foi definitivamente, como adaptar meu filho ao estilo de vida daqui - e um dos aspectos mais influentes no dia a dia de uma familia, é a vida escolar das crianças.


As diferenças entre o Brasil e a Inglaterra, portanto, podem impactar mesmo alguém que já morou aqui muito anos, mas que não cresceu e que ainda não teve filhos aqui. Tudo é novo: o ano letivo, os horários, a comida, a filosofia escolar e outros.


Neste artigo, elenco algumas das diferenças práticas:


Ano letivo

Assim como em outros países do Norte do mundo, este começa em Setembro e termina em Julho. Isso, obviamente, porque as estações do ano são invertidas em relação às mesmas, no Brasil.


Terms. E não semestres

O ano é dividido em terms e não em semestres. Esses terms, geralmente são 3: de Outono, Inverno e Primavera. “Geralmente”, porque são as autoridades locais que estipulam muito da vida escolar das crianças, podendo portanto, haver algumas diferenças, dependendo do county onde você mora.


Férias

Uma das primeiras coisas que um brasileiro nota quando vem morar aqui, é o quanto as crianças parecem ter férias e durante todo o ano. Isso porque, na metade de cada term, há uma pausa de 5 dias úteis (ou 9 dias corridos), conhecida como, o famoso, “half term”. Já na virada de term, acontecem os “holidays”, que variam de 2 a 6 semanas, dependendo da época do ano - sendo a pausa de 6 semanas, as esperadas (ou temidas) férias de verão.

Toda a população percebe quando é half-term ou holidays, porque o movimento nas estradas, restaurantes e aeroportos mudam, drasticamente. Porém, é apenas na hora de ter filhos que a gente percebe a mudança que essa maneira de organizar o ano escolar, vai ter em nossas vidas. Essa quantidade de férias, coloca bastante pressão sobre as famílias inglesas e, eu prometo que logo, escreverei um artigo que trate apenas desse tópico.


Horário escolar

O turno escolar, geralmente, começa às 8:45 e vai até 15:15. Porem, algumas escolas e, principalmente, as pré-escolas, divergem um pouco disso, tendo horários como das 9 às 15 ou 2 turnos de 3 horas, onde o horário de almoço é curto e pago extra (8:30-11:30 e 12:30-15:30).


Outras Novidades

Além destes, a vida escolar é cheia de termos novos para o brasileiro, como mufti day, A-levels, GCSEs, inset date, transition day e outros. E, na verdade, não apenas para os brasileiros, como para muitos estrangeiros de diferentes países, que vem morar aqui.


Mas, nada de entrar em pânico: o importante é se informar. Leia a maior quantidade possível de fontes oficiais e procure conversar com pessoas que já tem filho em idade escolar e que, de preferência (assim como você) passaram por momentos de dúvida ou insegurança ainda maiores, com a adaptação dos filhos na escola.


Além disso, quando você souber em que County vai morar, passe a acompanhar o website do seu County Council, já que - como mencionado acima - podem haver diferenças de um, para outro.


Se você está se mudando de país com a sua família, os desafios práticos podem ser indiscutivelmente maiores. Portanto, além de procurar informação, considere entrar em contato. Ficarei muito feliz em poder lhe ajudar!


Betina Vargas